quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LIÇÃO 07 - ELISEU E OS CARROS DE FOGO

LIÇÃO 07 -  ELISEU E OS CARROS DE FOGO
PRINCÍPIO: Os anjos de Deus lutam por nós!
VERSÍCULO: “Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for”. Salmos 91:11  
ALVO: Mostrar para as crianças que elas não precisam ter medo, porque Deus está guardando-as todo o tempo. Até mesmo nos momentos de perigo, Deus está presente.


Ø  QUEBRA-GELO:
NOME DA BRINCADEIRA: GUARDA–CHUVA ABERTO
MATERIAL: Um guarda–chuva
PROCEDIMENTO: Qual é a função deste guarda–chuva? Deixe as crianças responderem. Ele serve para nos proteger da chuva, e até mesmo do sol, não é mesmo? O que quer dizer isso? Que mesmo que a chuva venha para me molhar, o guarda–chuva não vai deixar. (Passe o guarda–chuva aberto pela mão das crianças). Se vocês estiverem na chuva com o guarda–chuva e olharem para cima, vocês não verão a chuva, mas sim o guarda–chuva! A chuva não pode molhá-los, nem o sol queimá-los! É o guarda–chuva que enfrenta tudo isso por nós, não é verdade? Da mesma maneira, não precisamos nos preocupar, pois Deus e os seus anjos lutam por nós!    

Ø  CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: vídeo You Tobe – Midinho “Eliseu e os Siros” (passe na sua célula caso seja possível, se não, só conte a história da bíblia. Se for contar a história, conte com bastente vida e interpretação)

1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais sobre Eliseu e as experiências que ele teve com Deus.
2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o líder deve ter a bíblia na mão, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê).

TEXTO BÍBLICO: 2 REIS 6:8-23
O rei da Síria estava em guerra contra Israel. Ele pediu conselho aos seus oficiais e escolheu um lugar para armar o seu acampamento. Mas, o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os inimigos estavam ali esperando escondidos para atacá-lo. O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou: Qual de vocês está contando para eles os nossos planos? Um deles respondeu: Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto. Então o rei ordenou: Descubram onde ele está que eu o prenderei. O empregado de Eliseu viu as tropas do exército inimigo, com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Então entrou em casa e disse ao profeta Eliseu: Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer? Eliseu disse: Não tenha medo, pois os anjos de Deus que estão conosco são mais numerosos do que os soldados que estão com eles. Então o profeta orou assim: Ó Senhor Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja os teus anjos! Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para o céu e viu que ao redor deles, o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo. Quando os sírios atacaram, Eliseu orou assim: - Ó Senhor Deus, faze com que esses homens fiquem cegos! Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os sírios ficassem cegos.          

Ø  APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
1) O PROFETA DE DEUS VÊ O QUE DEUS VÊ: Quando o ajudante de Eliseu viu o tamanho do exército e os carros de guerra, ele achou que ia morrer. O profeta Eliseu pediu que Deus mostrasse ao seu ajudante os anjos que estavam guardando os dois. Ele viu o exército de anjos do céu com carro de fogo e creu que nada poderia vencê-los. Vamos declarar isso: “A minha boca é boca de Deus, os meus olhos vêem como os Seus!” Isso significa que vocês podem ver o que Deus vê! Vocês só precisam fazer à mesma oração que Eliseu fez para que Deus abra os seus olhos para vocês verem como Ele vê. Quando vocês estiverem orando por algum problema, fechem os olhos e vejam esse problema já resolvido. Isso é enxergar com os olhos da fé! 
2) TÊM ANJOS QUE CUIDAM DE NÓS: Deus envia os anjos do céu para lutar por nós. Jesus cuida de vocês, por isso Ele manda Seus anjos ficarem perto de vocês o tempo todo para guardá-los de todo mal. Eles são enviados de Deus para protegê-los. Vocês também não precisam ter medo de coisa nenhuma porque os anjos de Deus estão perto de vocês todo o tempo. Eles guardam vocês e suas famílias de todos os ataques do diabo.  

Ø  COMPARTILHAMENTO:
v Por que o rei do exército inimigo ficou com raiva do profeta Eliseu? Porque Deus mostrava para Eliseu os planos de ataque do rei da Síria e Eliseu contava para o rei de Israel.
v O que o rei da Síria mandou fazer para prender Eliseu? Mandou um exército cercar a cidade onde Eliseu estava. 
v O que o profeta fez quando seu empregado lhe deu a notícia de que eles estavam cercados? Eliseu orou e pediu a Deus para mostrar a seu ajudante o exército de anjos do céu.
v Como era o exército de anjos de Deus? Eram cavalos e carros de fogo.
v Quem era maior: o exército inimigo ou o exército de Deus? O exército de Deus.
v O que Deus promete fazer quando estivermos em perigo? Nos proteger e cuidar de nós.
v Vamos falar o versículo de hoje? “Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for” Salmos 91:11.
Ø  APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida viver uma vida de confiança em Deus em todo o tempo e em qualquer situação. (coloque como fundo musical)
Ore co ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças a serem confiantes e a não temer.
Ø  MEMORIZANDO O VERSÍCULO: (introduzimos esse passo também na célula)
      Use o guarda-chuva aberto. Escreva o versículo num cartão e pendure na parte de dentro com uma linha. A criança vem à frente, segura o guarda-chuva, lê uma vez o cartão e depois fala sem olhar. Repita com mais crianças.

Ø  BRINCADEIRA:
NOME DA BRINCADEIRA: JOGO DA MÍMICA
PROCEDIMENTO: Forme dois grupos com as crianças. Cada grupo deve escolher um participante que fará as mímicas. Se o grupo acertar, marca o ponto. Se errar, o ponto é da equipe adversária.
DICA PARA O LÍDER: Oriente-os a fazerem as mímicas utilizando pessoas, ações ou objetos dado na lição, por exemplo: Jesus, Anjos, Eliseu, Carros de Fogo, Bíblia, Exército, Orar, Proteger, Ver, etc...  
Ø  HORA DO LANCHE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores