sábado, 3 de novembro de 2012

Lição 5 - ELIAS SOBE AOS CÉUS EM UMA CARRUAGEM DE FOGO


ELIAS SOBE AOS CÉUS EM UMA CARRUAGEM DE FOGO

PRINCÍPIO: Deus quer usar você para continuar o trabalho de outros.
VERSÍCULO: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês”. Mateus 28:19-20  
ALVO: Ensinar que Deus tem uma tarefa a cada criança: levar a Palavra de Deus a todo mundo. As crianças precisam reconhecer e aprender com aqueles que Deus está usando hoje. 

QUEBRA-GELO
 NOME DA BRINCADEIRA: CONTINUE A HISTÓRIA
PROCEDIMENTO: Com as crianças em círculo, comece contando uma história. Por exemplo: “Ontem eu fui ao shopping passear, comprei um sorvete e comecei a tomá-lo...” A próxima criança deve continuar a história onde parou e assim por diante, até passar por todas as crianças. Percebem que a história só teve sentido depois que todos participaram?    
MORAL: Assim também, na nossa vida cristã, somos chamados a continuar o trabalho de outros.


 CONTANDO HISTÓRIAS

 TEXTO BÍBLICO: 2 REIS 2:1-15
O Senhor Deus disse a Elias: Unja Eliseu, como profeta, para ficar em lugar de você. Elias jogou a sua capa em cima de Eliseu, e ficou trabalhando como seu ajudante. Chegou o tempo de o Senhor Deus levar Elias para o céu num redemoinho. Elias disse a Eliseu: Fique aqui porque o Senhor me mandou ir até o rio Jordão. Eliseu disse: Juro pelo Senhor Deus que não o deixarei. Elias tirou sua capa enrolou-a e bateu com ela na água que se abriu, e ele e Eliseu passaram para o outro lado, andando em terra seca. Elias disse a Eliseu: Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora. Eliseu disse: Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho. Eliseu pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali. Então bateu na água com a capa de Elias e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Aí bateu de novo na água, e ele se abriu, e ele passou para o outro lado. Os outros profetas viram isso e disseram: O poder de Elias está com Eliseu!

HORA DE OUVIR

1) DEUS CHAMOU ELISEU PARA CONTINUAR O TRABALHO DE ELIAS: Deus quis que Eliseu fosse profeta no lugar de Elias. Eliseu teria que servir a Elias como ajudante. Ele ajudava em todo serviço. Deus quer levantar vocês para serem líderes e darem muitos frutos! A maneira de vocês trabalharem para Deus é servindo uns aos outros. Aprendam com Eliseu: antes de serem líderes, aprendam a servir! Por exemplo: na célula, se não tiver lugar para todos sentarem, ofereça seu lugar para o outro. É assim que aprendemos a servir uns aos outros. Deus se agrada de quem serve.    
2) ELISEU RECEBEU O MESMO PODER DE ELIAS: Eliseu recebeu o que pediu: o poder de Elias para ser profeta! Vocês sabem o que é uma herança? É aquilo que se recebe de um parente que morre. Eliseu recebeu uma herança de Elias: o poder para realizar milagres. Vocês gostariam de receber uma herança assim? Vocês querem ser usados por Deus para realizar milagres? Pois saibam que é exatamente isso que Deus quer fazer em suas vidas. Deus quer usá-los para continuar o trabalho de outros homens e mulheres de Deus. Andem perto de pessoas que são usadas por Deus. E, no tempo certo, vocês vão receber o mesmo poder que está na vida dessas pessoas. Porque Deus escolheu as crianças dessa geração para serem os Seus profetas na Terra.
  
HORA DE CONVERSAR 

v Qual era o nome do profeta que fez cair fogo do céu? Elias.
v Qual era o nome do ajudante de Elias? Eliseu.
v Por que Deus mandou Elias chamar Eliseu para andar com ele? Porque Deus queria que Eliseu fosse profeta no lugar de Elias.
v O que foi que Eliseu pediu para Elias? Mais poder do que ele tinha.
v Como foi que Deus levou Elias para o céu? Em uma carruagem de fogo.
v O que foi que Elias jogou para Eliseu? A sua capa. 
v Como foi que Eliseu ficou sabendo que Deus estava com ele? Quando as águas do rio se abriram para ele passar.
v Como vocês podem aprender a ser profetas de Deus? Andando com alguém que conhece a Deus.
v Vocês crêem que Deus quer usar as crianças como profetas? Resposta pessoal.
v O que vocês devem fazer para isso acontecer? Orar e pedir, do mesmo jeito que Eliseu pediu.

HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: PASSANDO O LENÇO
MATERIAL: um lenço
PROCEDIMENTO: Coloque as crianças em duas fileiras, uma atrás da outra. Entregue um lenço à primeira criança da fileira. Ao seu sinal, a primeira criança se levanta e amarra o lenço no braço do seu colega de trás. A segunda criança, então, desata o nó e amarra no colega de trás e, assim por diante, até terminar a fileira. A última criança deve levantar o lenço depois de ter o seu braço amarrado e fala bem alto: Deus quer me usar para continuar o trabalho de outros. A brincadeira continua até que uma das fileiras chegue novamente à posição original do início do jogo.
MORAL: Da mesma forma que foi necessário passar o lenço para que a sua equipe chegasse até o final da competição, cada um de vocês foi levantado para continuar o trabalho de homens e mulheres de Deus, para que a Palavra de Deus alcance muitas e muitas vidas! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores